Engenharia

 

Torres HiperboloidesA concepção da Torre de Resfriamento

O Funcionamento de  uma Torre de Resfriamento ou Arrefecimento

Como muitos de nós sabemos, uma torre de resfriamento é utilizada em sistemas de condicionamento de ar industrial, em grandes fábricas e outros edifícios que fazem uso de muito calor e energia, e precisam ser arrefecidos. A torre de resfriamento faz o que seu próprio nome sugere, esfriando a água quente do condensador do sistema de resfriamento; a torre de resfriamento sempre se encontra no ponto final do processo de transferência de calor, sendo que o excesso de calor é transferido para a atmosfera após sua utilização. As torres de resfriamento são normalmente produzidas em um dos seguintes modelos: fluxo cruzado, fluxo em contracorrente e Circuito Fechado.

Uma torre de resfriamento ou torre de arrefecimento é um dispositivo de remoção de calor usado para transferir calor residual de processo para a atmosfera. As torres de resfriamento podem utilizar a evaporação da água para remover o calor de processo e resfriar o fluido de trabalho para perto da temperatura de bulbo úmido ou utilizar somente ar para resfriar o fluido de trabalho para perto da temperatura de bulbo seco.

As aplicações mais comuns incluem o resfriamento da água que circula nas refinarias de petróleo, indústrias químicas, estações de energia e refrigeração do edifício.

As torres variam em tamanho, desde pequenas unidades no topo de telhados a estruturas hiperboloides gigantescas que podem ser de até 200 metros de altura e 100 metros de diâmetro, ou também estruturas retangulares que podem medir mais de 40 metros de altura e 80 metros de comprimento.

Elas estão frequentemente associadas a plantas de energia nuclear na cultura popular.

 

Cruzado

O primeiro tipo de torre de resfriamento funciona de maneira um pouco diferente, já que nele, os fluxos de ar e água são inversos. A água segue o mesmo padrão observado nas torres de resfriamento de fluxo cruzado, onde o fluxo é disperso. Entretanto, estas torres têm um formato mais afunilado e há apenas uma hélice no centro, sob a qual se situa o sistema rotativo de distribuição de água. A tubulação de distribuição lança a água de um lado para o outro e assim aciona o distribuidor. Graças ao distribuidor, a água é distribuída uniformemente sobre a entrada de ar, e na medida em que goteja, entra em contato com a corrente de ar e consequentemente se resfria. A água que se acumula na parte inferior da torre de resfriamento é bombeada para dentro do resfriador, se aquece novamente, e então retorna à torre.

O objetivo de uma torre de resfriamento é claramente o de resfriar a água, e esta foi apenas uma breve introdução a torres de resfriamento, há muito informações sobre torres de resfriamento na web. Portanto, caso deseje saber mais sobre o assunto, inicie uma busca na web e descubra muito mais, desde sua história, fundamentos, e ainda como cooperar com firmas do setor de torres de resfriamento. Como desejar!

O fluxo cruzado é um design em que o fluxo de ar é direcionado perpendicularmente ao fluxo da água. O fluxo de ar entra em um ou mais faces verticais da torre de resfriamento para atender ao material de preenchimento. O fluxo de água (perpendicular ao ar) atravessa o preenchimento por gravidade.

Contra corrente

Em um design contracorrente, o fluxo de ar é diretamente oposto ao fluxo de água. O fluxo de ar entra primeiramente em um espaço aberto abaixo do ponto médio de preenchimento e em seguida, segue verticalmente. A água é pulverizada através de bicos pressurizados e flui para baixo através do preenchimento, em oposição ao fluxo de ar.

No Brasil é o sistema mais usado pelas fabricantes de Torres de Resfriamento, e também o mais recomendado pelos engenheiros e técnicos que atuam na área termo mecânica. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Torre de Circuito Fechado

 

Circuito Fechado

Os Resfriadores de Água Circuito Fechado são também conhecidos como Torres de Resfriamento de Circuito Fechado porque, na maioria das aplicações, são utilizados na mesma função da torre de resfriamento convencional (torre aberta). Porém, ao fazer o resfriamento, evitam a contaminação da água do processo com as impurezas do ar, como poeira e micro-organismos, bem como a concentração de sólidos na água do processo e, principalmente, evitam as incrustações nos equipamentos por onde ela circula, diminuindo significativamente os tempos de parada e os custos de manutenção, além de minimizarem as despesas com tratamento de água. As serpentinas são feitas em tubos lisos de aço galvanizado por imersão a quente após a fabricação ou totalmente em aço inoxidável.

 

 

 

 

 

Quem Somos

A Torres Start é a empresa de maior ascensão em Torres de Resfriamento de Água, Condensadores Evaporativos e Lavadores de Gases Industriais, voltada á empresas que entenderam que a manutenção dos seus equipamentos devem ser executadas por uma equipe comprometida com a excelência.

Contatos

+55 (011) 2516-5848
+55 (011) 9 6731-4790
engenhariastart
contato@torresstart.com

 

ENDEREÇO

Endereço: Via Anchieta KM 21
São Bernardo do Campo - SP
5 Min. Volkswagem

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Seg-Sex.: 08:30-18:00

JoomShaper